A Solfraterno, Associação de Apoio Social no conselho de Oeiras, que apoia 200 famílias carenciadas, ficou com as sua missão comprometida devida à pandemia covid 19.
1. Problema identificado
A Solfraterno encontrava-se no processo de mudança de instalações, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, quando a pandemia covid 19 impossibilitou que esta transição fica-se concluída. O resultado foi que o processo de distribuição de cabazes às 200 famílias que apoia (807 pessoas) tenha ficado comprometido por
obstruções no espaço para confecção desses cabazes.
2. Solução encontrada
Procurámos soluções que permitissem a Solfraterno continuar a sua missão mas que fosse de encontro às restrições na altura impostas pela pandemia.
Com dois profissionais de gestão operacional nas instalações da Solfraterno, foram identificadas mesas de escritório e estantes de livros que poderiam ser utilizadas para criar uma despensa provisória e permitir que a Solfraterno conseguisse confeccionar os cabazes de alimento.
O fluxo de entrada de alimentos > criação dos cabazes > saída de cabazes também foi revisto e melhorado.
3. Quem auxiliou na operacionalização desta solução?
Esta solução conta com o apoio logístico e operacional pro bono da consultoria PMLean
Esta solução conta com o apoio de 5 voluntários da claque do Sporting.
4. O que pretendemos com esta solução?
Reativar a cadeia de apoio alimentar, de higiene pessoal e do lar que a Solfraterno presta a 200 famílias no conselho de Oeiras;
Reduzir o tempo de confeção de um cabaz rearranjando o fluxo de entrada de alimentos > criação dos cabazes > saída de cabazes.
5. Qual foi o impacto social conseguido?
200 famílias carenciadas (807 pessoas) que a Solfraterno apoia;
Possibilidade da Solfraterno poder aceitar mais pedidos de auxílio que se multiplicaram durante a pandemia covid 19;
A Solfraterno como Instituição.
Comments